domingo, 17 de maio de 2009

Reflexões

Nada aqui está gravado na pedra, mas seguem abaixo algumas reflexões da comunidade no Orkut

Sem fins lucrativos!

Amigos, da forma como entendo, devemos desde já ter claro que nada do que fizermos deverá ser revertido em forma de lucro.
Acho mesmo que devemos assumir como compromisso do movimento não aceitarmos doações em forma de dinheiro.
Talvez em algum momento seja necessário fazer algum gasto, como folhetos ou coisas parecidas. Nestes casos, será melhor que dividamos este tipo de despesa entre os participantes diretos do movimento (que puderem, sem constrangimento de nenhuma espécie) ou que pela doação direta do produto ou serviço por quem faz.
Isto também servirá para não nos deixar esquecer da humildade necessária à realização desta tarefa e nos obrigará a sermos criativos.
Falo isto, porque pesquisando outras louváveis ações nesta mesma linha, a questão da doação me incomodou um pouco.
Obviamente, não me refiro à qualquer tipo de doação, para qualquer tipo de instituição. Mas acho que existem instituições que realmente precisam muito mais do que nós jamais precisaremos, como por exemplo, instituições que cuidam de pessoas carentes e/ou doentes, e que precisam de dinheiro para, entre outras coisas, comprar alimentos, remédios, vestuário e habitação para seus assistidos.

Sem personalismo!

O movimento é de todos. Mesmo quem chegar depois deverá ser ouvido e respeitado. Se a atitude de alguém for imprópria, poderemos apontar a impropriedade, mas sem ofensas, agressões ou escarnio.
E como tomaremos decisões?
Consenso, bom senso, generosidade.
Se algo precisar ser decidido, um grupo (geralmente ligado a questão) se encarregará de discutir o assunto e chegar a uma conclusão. Se não houver consenso, o próprio grupo escolhe um arbitro para a questão, dentro do grupo, se possível, senão na comunidade. Este arbitro servirá apenas de mediador. Caso ainda haja discordância, o grupo escolherá três integrantes do movimento para decidir. A decisão dos três deverá ser então acatada.
Isto também vale para questões de discordância em nível pessoal.
Por exemplo: Um grupo está discutindo o melhor local para uma manifestação em uma cidade específica. Se não for possível chegar a um consenso, entre em ação, primeiro o mediador (que ajudará fazendo perguntas e propondo soluções) e depois os trio de arbitros, para decidir a questão. Tanto o mediador, quanto os arbitros serão escolhidos pelo próprio grupo.
Desta forma, quanto mais crescermos, mais organizados ficamos.E não precisaremos nunca de um "chefe". Ao contrário, todos terão espaço para exercer liderança.

2 comentários:

  1. Olá! Desejo a você sucesso com o seu Blog.
    comecei devagar quase parando.
    Hoje estou com quase 200 acessos por dia.
    Mas, mais importante que quantidade é a qualidade.
    Se puder de uma passada por Saude Completa.
    http://saudecompleta.blogspot.com/
    Conheça Saude Completa no Orkut e também minha comunidade NING REDEBICHOS
    http://redebichos.ning.com

    Um abraço Ari

    ResponderExcluir